Private Automatic Branch Exchange, o PABX, é um aparelho usado para centralizar linhas e distribuir ligações para outros ramais, sem intervenção manual, mais conhecido como central eletrônica. Úteis para residências, corporações de diversos portes e empreendimentos, o PABX, facilita a comunicação e oferece diversas vantagens.
Acompanhe o artigo e saiba mais sobre esse equipamento.
Conteúdo desse artigo
Como funciona o PABX?
Para entender melhor o PABX, sigla em inglês, partimos da premissa do seu significado, “Central Automática de Comutação Privada”. Esse equipamento permite que a empresa publique apenas um número de contato, e só a partir da central, as ligações serão distribuídas para os departamentos e ramais específicos.
Vantagens do uso da PABX?
Ao centralizar as ligações em um só sistema, a empresa partilha de diversas vantagens, como:
- Dinamismo na comunicação interna e externa;
- Filtragem de ligações para distribuição adequada, direcionando-a para o departamento responsável pelo atendimento;
- Transmissão de informações de forma segura e sigilosa;
- Transmissão de chamadas sem a necessidade de um operador;
- Redução de gastos com telefonia;
- Possibilita conferência telefônica;
- Ao se ausentar, o funcionário pode transferir suas ligações para outro ramal;
- Bloqueio do ramal: desconectando-o de recebimentos das ligações externas.;
- Abre o leque de comunicação da empresa, como: call center, gerenciamento remoto, soluções de tarifação, mesa telefonista virtual, etc.
A partir de uma linha já é possível desfrutar dos benefícios do PABX. Junto das vantagens táticas, consequentemente a agilidade de atendimento, aumenta a eficácia nos procedimentos e tornando-se excelentes ferramentas para prospectar novos clientes e converter as ligações em lucros para a organização.
Diferentes tipos de PABX
A instalação de um sistema de PABX partirá de uma empresa especializada, o responsável técnico poderá esclarecer suas dúvidas, auxiliando para que seja feito a melhor escolha de equipamento, solucionando a demanda de comunicação da sua empresa.
Entre as escolhas, temos:
- PABX Analógico:
Recebe linhas convencionais, contando como uso de um aparelho analógico fixo, sem ramais de alta tecnologia. É importante salientar que com esse tipo de equipamento, a manutenção torna-se frequente, precisando sempre de um suporte técnico físico.
Sobre a linha analógica a linha é feita por fios metálicos, limitação de uma linha por par de fios, a negociação de compra é feita por linha unitária, identificação de chamada e número único opcionais, segurança e qualidade de sinal baixas.
Entre as funções desse sistema, estão:
- gestão das ligações internas e externas;
- aguardo de chamadas;
- identificador de chamadas;
- bloqueio de ligações a cobrar.
- PABX DIGITAL
Com instalações modernas o PABX digital evita ruídos, operam com fibra óptica ou outras operadoras como as VoIP.
A compra é negociada por grupos de canais e linhas, uma conexão fixa comporta trinta canais, com ótima qualidade e segurança.
Além das funcionalidade do analógico, o PABX digital oferece:
- discagens diretas para ramais (DDR);
- entroncamento digital — interconexão entre centrais telefônicas por intermédio de recursos digitais de transmissão — e conexão a linhas fixas;
- ligações simultâneas de um mesmo número.
Agora é possível notar a diferença que a implantação do sistema de PABX faz na sua empresa, dinamizando a comunicação causando efeitos positivos tanto para trâmite de informações internas, quanto passando credibilidade para seu cliente gerando mais lucros.
Deixe um Comentário