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Veja 5 dicas de como se tornar um especialista em escrever de forma persuasiva

Veja 5 dicas de como se tornar um especialista em escrever de forma persuasiva

Você sabe como persuadir os seus clientes? Sabe convencê-los de que os seus produtos ou serviços são ideais para as suas necessidades? Confira, logo abaixo, cinco dicas de copywriter importantes para a escrita de maneira persuasiva e traga mais clientes!

5 dicas de escrita persuasiva com técnicas de copywriter

Existem alguns pontos aos quais é importante se atentar para convencer o leitor do início ao fim.

É importante utilizar uma linguagem clara, para que não hajam lacunas no entendimento do leitor; ilustrar o assunto através de histórias para que o seu argumento se torne mais palpável e, claro, demonstrar o seu conhecimento acerca do tema com argumentos coesos e técnicas desenvolvidas por escritores copywriters podem auxiliar no processo.

Veja algumas dicas que vão te ajudar a escrever melhor:

Conhecimento do tema com argumentos

O não tão bom, e já velho, argumento “Porque sim”  não é o suficiente quando é necessário convencer alguém a fazer algo. É necessário que o interlocutor seja capaz de ser convencido por motivos que tirem todas as suas dúvidas acerca do porquê daquela escolha a qual você está tentando convencê-lo é melhor para ele do que a sua situação atual.

E para tornar os seus argumentos mais convincentes, é necessário ter conhecimento sobre com quem você está falando, e um bom redator copywriter deve saber quais são as necessidades do interlocutor e saber se colocar em seu lugar para promover argumentos ainda mais convincentes e mostrar o quanto você entende do tema.

Conte uma história

Uma história pode auxiliar o seu interlocutor a ser convencido do seu ponto de vista! Não precisa ser uma história da carochinha, mas uma história capaz de exemplificar — e ilustrar — a sua argumentação enquanto redator copywriter pode ser o empurrão final que o seu interlocutor precisa!

Por exemplo, se você está tentando persuadir alguém a comprar um curso de idiomas, o ideal é mostrá-lo um exemplo de uma história de alguém que conseguiu atingir diversos objetivos na vida através do estudo daquele idioma estrangeiro.

Destaque não apenas pontos positivos

É importante, para não se tornar um argumento irreal, que os pontos destacados na história não sejam apenas positivos, mas também ressaltar as adversidades enfrentadas pelo seu exemplo podem mostrar que o esforço exigido, o sacrifício a ser feito, podem trazer bons frutos.

Retornemos ao exemplo do curso de idiomas: o interlocutor, se convencido a entrar na jornada de aprender um novo idioma, encontrará diversos percalços pela frente. A aprendizagem de um novo idioma pode ser difícil e desafiadora, portanto, pode desanimar e dar vontade de desistir. É importante destacar, então, a necessidade de o copywriter de ilustrar, também, as dificuldades que podem surgir nessa estrada se torna importante, mas necessária para alcançar o objetivo final.

Bom uso de linguagem, com facilitadores de leitura e informações

O uso de uma linguagem clara e acessível pelo copywriter é de extrema importância para persuadir o interlocutor. Obviamente, a depender do tipo de texto que está sendo feito, e do grau de instrução do interlocutor em questão, o grau de informações e a forma como ela é passada são importantes para ter mais chances de convencer o leitor.

Se o seu interlocutor for alguém com pouca instrução, é importante fornecer uma quantidade substancial de informações acerca do tema para ele ter certeza do que está sendo falado; mas um interlocutor com um grau maior de instrução necessita de uma linguagem capaz de facilitar o uso dessas informações enquanto algo prático em sua vida — daí, o uso dos facilitadores de leitura.

Utilize gatilhos mentais que estimulam emoções

O uso da emoção não é uma ferramenta nova em quaisquer formas de produção textual, mas é clássico! Somos criaturas emocionais, e quando utilizamos, enquanto copywriters, a emoção do nosso interlocutor para nos conectar com ele — a importância da empatia, a capacidade de sabermos nos colocar no lugar do outro — e sabermos utilizar as palavras adequadas para termos maiores chances de convencê-lo.

Utilizar as emoções do seu interlocutor para persuadi-lo é completamente diferente de manipulá-lo! Ao utilizarmos as emoções que nos conectam com o nosso interlocutor somos capazes de compreendermos melhor as suas necessidades e buscar formas mais eficientes de torná-lo mais convencido dos nossos ideais ao longo do texto.

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Como os textos persuasivos podem melhorar as vendas internas?

O uso da persuasão pelo copywriter pode auxiliar a trazer novos clientes, ou convencer os antigos a se fidelizarem, e ambas as opções são importantes para melhorar as vendas internas!

Comparação

Quando comparamos os produtos, e tentamos convencer o cliente de que o nosso é melhor, nós estamos — na verdade — tentando mostrá-lo, convencê-lo, ou persuadi-lo, de que o nosso produto é superior ao da concorrência, e, portanto, merece ser levado em consideração.

Benefícios

Se mostramos os benefícios de um determinado produto, e utilizamos isso como copywriters através da comparação, nós podemos convencer o cliente de que os benefícios propostos são muito maiores quando frente aos da concorrência!

Quando o cliente é capaz de observar esses benefícios, torna-se muito mais fácil persuadi-lo para permanecer — ou entrar! — do nosso lado.

Oferecimento de exclusividade

Quem não gosta de se sentir único, exclusivo, e que possui toda a atenção necessária para si? Quando demonstramos ao cliente que ele é nossa maior prioridade nós estamos persuadindo-o de que os nossos produtos ou serviços priorizam o seu bem-estar, e nada é mais importante do que tê-lo satisfeito conosco.

Reforçar a ideia de textos persuasivos ao leitor vale a pena?

Com certeza! Quando reforçamos a ideia de textos persuasivos, especialmente na posição de copywriters, estamos, também, reforçando a ideia de que a escolha do cliente é importante, e oferecer os melhores produtos ou serviços é uma das prioridades da empresa!

Quando um cliente é convencido, seja já fidelizado ou novo, ele é convencido pelos benefícios e vantagens de qualidade oferecidos, e não apenas pela forma em que a mensagem do texto foi escrita.

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