Criar conta

Login

Recuperar Senha

Perdeu sua senha? Indique o seu e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Quanto é 10 - 4 ?

5 fatos incríveis que provam que os anos 70 foram os melhores

5 fatos incríveis que provam que os anos 70 foram os melhores

Você nasceu nos anos 70? Não? Bem eu sim. Cresci em meio ao ritmo e as cores da década. Mesmo em meio ao governo militar, as coisas pareciam que tinham mais vida, mais personalidade.

Quem viveu a época vai se lembrar do que estou falando. Porém se você nasceu depois, não tem problema. Vai gostar de saber sobre a época de seus pais ou avós através destes 5 fatos incríveis que provam que os anos 70 foram os melhores. Vamos lá?

Primeiro: A música. Foram nos anos 70 que várias das grandes bandas de rock surgiram. Bandas como Kiss, Black Sabbath estavam iniciando suas carreiras. Cada uma a seu estilo.

E por falar em estilo surgia também o Rock psicodélico. (mesmo que seu surgimento tenha se dado no fim da década de 60, seus reflexos se fortaleceram nos anos 70) Foi principalmente através da banda Pink Floyd que o estilo ficou mais conhecido. Sabe a diferença?

O rock psicodélico se caracteriza pela fusão de alguns ritmos como mistura de rock, blues, garage rock, folk, jazz e raga (um ritmo indiano). E também pelo uso nas bandas de guitarras elétricas, bateria e baixo, além do órgão eletrônico, o sitar e mollotron.

Várias bandas foram influenciadas pelo estilo. Como: The Doors, The Exeperience e o grande Jimi Hendrix.

Segundo. Nosso futebol jogou três copas do mundo. Em 1970, 1974 e 1978. Na copa de 70 que aconteceu no México o mundo se encantou com o jovem habilidoso chamado Pelé. Mas ele não estava só contava com outros notáveis, como: Jairzinho, Zagallo, Carlos Alberto Torres, Gérson, Tostão e Rivellino. Só fera. Claro fomos campeões vencendo a Itália por 4×1.

Em 1974 fomos eliminados pela Holanda. Eles jogavam um futebol envolvente que ficou conhecido com equipe “Laranja Mecânica”. Mesmo assim a Alemanha Ocidental sob o comando do craque Beckenbauer conseguiu vencer esta Copa numa final muito disputada. Final 2 Alemanha X 1 Holanda.

Já em 1978 (Copa realizada na Argentina) a nossa “Seleção Canarinho” terminou em 3º lugar. Apesar de contarmos como Zico e companhia e não termos perdido nenhum jogo não conseguimos ser campeões. A marca desta copa foram as polêmicas causadas pela organização dos jogos. Os locais eram muitas vezes divulgados em cima da hora. Complicado isso. A Argentina sagrou-se campeã. 😉

Terceiro o Movimento Hippie. Conhecemos a geração “Paz e Amor”. Mesmo tendo seu ápice como o festival de Woodstock em 1969 este movimento permaneceu forte por toda a década de 70.

Lembrando que os EUA  estavam lutando a Guerra do Vietnã o que motivava os movimentos de “Faça amor não faça guerra” dos Hippies. Eles pediam a volta dos soldados americanos para casa e o fim do confronto.

Período marcado pelo uso de vários tipos de drogas, amor livre, roupas coloridas e as famosas calças boca de sino.

Quarto. A Tropicália. Outro movimento de surgiu no fim da década de 60, mas que encontrou maturidade na década de 70.

O cenário era o seguinte. O Brasil vivia sob o governo militar desde 1964, em 1968 ouve o advento do AI-5 que endureceu o regime. Claro que houve resistência e uma das formas de manifestar a insatisfação foi através da música.

E foi através da música que os tropicalistas se manifestaram. Com suas letras cheias de duplo sentido eles conseguiam driblar a censura.

Culturalmente os tropicalistas não tinham como objetivo destruir outros ritmos. Eles preferiam absolver e adaptar os ritmos existentes e torna-los mais populares. Seus expoentes foram Caetano, Gilberto Gil, os Mutantes ….

Quinto. Cinema brasileiro. Olha, ai pode ser que haja controvérsia. Uns podiam gostar outros nem tanto. Mas a chanchada era uma realidade desde muito tempo no Brasil. Varias vedetes como Wilza Carla faziam os jovens suspirarem. (Para quem não sabe ela era magra e muito bonita na juventude). Mesmo durante o regime militar ela participou de um dos filmes mais eróticos da década. Se chamava “Os monstros de Baballo” (dá pra assistir no youtube)

Tivemos outros grandes expoentes do pornochanchada como: O Bem-dotado, Bye bye Brasil, Dona flor e seus dois maridos, Xica da Silva e Toda Nudez Será castigada.

Claro se formos colocar tudo que tornou a década de 70 especial teríamos que escrever um livro. Bem, não é esse o objetivo. Pelo menos por hora.

Mas acredito que os 5 tópicos serão suficientes para despertar saudade e curiosidade. Espero que tenham gostado.

Até uma próxima.

Sobre Cristiano

Profissional da área de Marketing Digital há 10 anos, especialista em criação de sites e SEO.

Deixe um Comentário

Quanto é 10 - 4 ?